quarta-feira, 29 de agosto de 2012

João Igino Tescaroli - 88 anos


João Igino Tescaroli


O herói é aquele personagem que possui características e valores tidos como um modelo a ser seguido: são honestos, altruístas, generosos, etc. (definição de João F. B. Jatobá - http://www.oficioliterario.com.br).

Hoje vamos falar de um herói por isso começamos com a frase acima.

Nosso herói se chama João Igino Tescaroli, nascido a 11 de setembro de 1922 na Fazenda do Mariano (atual VALE DO SOL) e hoje completa hoje 88 anos.

Nosso pai nasceu em família pobre e numerosa (sua mãe teve 9 filhos).

Em 1937 mudou-se para Amparo.

Trabalhava como pedreiro de sol a sol (era comum trabalhar mais de 12 horas por dia) e por isso não tinha tempo para estudar. E nem dinheiro. Aprendeu a ler sozinho num salão do barbeiro do Ribeirão. Tinha tanto amor pelo time do Palmeiras Futebol Clube (antigo Palestra Itália), que isso o motivou a aprender a juntar as letras e poder ler as manchetes dos jornais.

Ele que trabalhou muito pela sua família, pelo Rio Branco Futebol Clube, e construiu muitas casas em Amparo. Suas obras nesta vida não ficaram só nos bens materiais. Também ajudou muitas pessoas ao longo de sua vida, pessoas que com ele aprenderam valores essenciais para uma pessoa de caráter e bom cristão.

Temos a honra de tê-lo como pai.

Nunca ouvimos de sua boca um palavrão. Também não o vimos brigar, gritar ou ser grosseiro com alguém.

Durante toda vida nos ensinou que não se deve fazer mal de ninguém (exceto no caso de alguns políticos). Se quiser contrariá-lo falem mal de alguém perto dele. Ele vai lhe fazer um sermão dizendo que não se fala daquilo que não se tem certeza, e mesmo que tenha certeza, não se deve falar coisas ruins dos outros.

Há algum tempo quisemos incentivá-lo a escrever a história de sua vida, para registrar fatos interessantes e também para que ele tivesse algo agradável para fazer. Ele pensou alguns dias e veio com a seguinte resposta: não queria escrever um livro sobre sua vida, pois ele teria que falar coisas ruins de algumas pessoas e isso ele não iria fazer. Nessa hora ele nos deu mais uma de suas lições inesquecíveis.

Ele também detesta fofoca. Não admite nem mesmo que você fale de artistas, de pessoas conhecidas e que seja verdade.

Nosso pai também é alegre, conversador e adora viajar. Sempre gostou de contar piadas e histórias em geral. Também gosta de escrever artigos e poesias.

Acima de tudo nosso pai nos deu uma grande lição: o amor existe e ele é infinito. Nosso pai acompanhou nossa mãe até o seu último minuto de vida. Quando ela ainda estava bem de saúde era comum ver os dois assistindo televisão de mãos dadas e com ele recostando sua cabeça no peito dela. Ele a amou muito e ainda ama, disso não temos dúvida.

O amor pelos amigos, a generosidade, o companheirismo, a honestidade... tudo isso aprendemos com ele. Poderíamos usar o jornal inteiro para descrever os méritos de nosso pai. Vamos parar pó aqui.

Feliz aniversário João Igino Tescaroli. Desejamos que você faça muitos mais e que continue alegre, amigo da vida e cheio ideais.

suas filhas Marisilda e Helenir
02/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário